Introdução: conte uma história!

Nos posts anteriores passamos pelos passos iniciais da construção de um projeto de pesquisa: revisão da literatura, pergunta e hipótese de pesquisa e objetivos. Antes de abordarmos a seção de Materiais e Métodos, vamos gastar um tempo conversando sobre a redação da Introdução do projeto.

Seu projeto de pesquisa será lido por várias pessoas, como seus colegas, seu orientador, outros professores, membros do Comitê de Ética em Pesquisa, membros da banca de qualificação, entre outros. Nem todos dominarão o tema da sua pesquisa. É muito importante você se lembrar disto o tempo todo: você está escrevendo seu projeto e, principalmente, sua introdução para leitores que podem não dominam o assunto, por isso seja claro, objetivo e conciso!

Qual a importância da Introdução em um projeto de pesquisa?

A introdução tem muitas funções que a tornam muito importante, como contextualizar o tema e indicar as lacunas de conhecimento que justificam a realização do projeto. Além disso, você deve apresentar os conceitos básicos necessários para o entendimento do tema e do problema de pesquisa. Este é o momento de mostrar que você domina o tema da pesquisa e que sua hipótese é relevante. É a hora de “vender seu peixe” e conquistar o seu leitor, que pode ser o parecerista do Comitê de Ética em Pesquisa ou de uma agência de financiamento.

Como organizar a Introdução?

Para facilitar a compreensão do texto, é preciso que ele tenha uma ordem lógica de apresentação do tema e uma complexidade crescente. Existem duas recomendações que ajudam nisto: comece do geral para o específico e do mais antigo para o mais recente.

É importante você planejar a estrutura do texto. Pense na introdução como uma história. Como toda boa história, tem que ter começo, meio e fim. O fim, você já sabe, é a apresentação da sua pergunta/hipótese, ou seja, da lacuna de conhecimento que você quer preencher. Então construa uma narrativa que vai valorizar o seu final!

A Introdução como uma história

O início da Introdução é como o início de uma história. Você precisa trazer os leitores para o seu mundo, o tema da sua pesquisa. Para isso, é preciso apresentar os personagens principais (temas e conceitos), as relações que existem entre eles e o cenário em que estão inseridos. Caso queira oferecer uma perspectiva histórica, o cenário deve ser “antigo”, para que você possa demonstrar a evolução dele e do problema ao longo do tempo. Sempre que possível, você deve adotar esta abordagem da perspectiva histórica.

Agora que você já transportou o leitor para o seu mundo, você deve desenvolver o seu tema. Esteja atento as recomendações de partir do geral para o específico e do mais antigo para o mais recente. Conte o que aconteceu como seus personagens à medida que o tempo foi passando e o cenário foi se modificando. O desenvolvimento da história deve preparar o leitor para o epílogo. Alguns personagens podem ter fica pelo caminho e novos personagens surgiram. O desenvolvimento funciona como um funil, convergindo a história para o seu foco principal: o problema que você quer resolver.

A parte final da Introdução é seu ápice, apesar de não ser o epílogo do projeto. Tudo que você escreveu antes deve realçar a importância da lacuna de conhecimento (pergunta da pesquisa). Logo depois, você apresentará sua proposta de solução, no caso, sua hipótese. E depois… cenas dos próximos capítulos. Nas seções seguintes você vai contar como espera que sua história avance para chegar à resposta final (objetivos, Materiais e Métodos etc.).

Para conseguir vender seu projeto, você deve:

      • contar uma história convincente, estabelecendo conexão com o leitor e demonstrando porque ele deve se importar com o seu trabalho (não se esqueça de apresentar os conceitos básicos, para que ele possa entender o seu trabalho);
      • despertar o interesse do leitor ao destacar a importância e a urgência do problema que você está abordando;
      • justificar a relevância do estudo ao indicar as lacunas de conhecimento existentes, os benefícios potenciais de respondê-las e como seu projeto se diferencia do que já foi feito.

A justificativa do projeto pode estar no final da Introdução ou ser uma seção separada, logo a seguir, de acordo com a instituição ou agência de financiamento. Neste último caso, a Introdução termina com a apresentação das lacunas de conhecimento e do problema. Na justificativa, você fará uma recapitulação, ou resumo, do contexto atual e dos principais pontos, destacará a problema e incluirá os benefícios potenciais da resolução desses problemas e os diferenciais do seu projeto.

Qual a relação entre a Introdução e a Revisão da literatura?

Em algumas instituições a revisão da literatura faz parte da Introdução e em outras a revisão, ou marco teórico, deve ser apresentada em separado. Isso depende basicamente da complexidade do projeto. Em projetos mais simples, a revisão pode estar incorporada à Introdução. Em projetos mais complexos, com vários objetivos gerais, é recomendado uma revisão mais aprofundada da literatura e que ela seja apresentada em uma seção em separado. Veja a seguir que, conceitualmente, há uma sobreposição entre os dois termos.

“A introdução estabelece o contexto geral do estudo, apresenta o problema de pesquisa, justifica a importância do estudo e define os objetivos. Ela prepara o terreno para a compreensão do trabalho e orienta o leitor sobre o que será abordado.”

“A revisão da literatura é uma seção separada do projeto de pesquisa que examina e analisa as pesquisas anteriores relevantes ao tema em questão. Ela fornece um panorama do conhecimento existente, identifica lacunas na literatura e fundamenta a relevância do estudo. A revisão da literatura ajuda a embasar teoricamente o problema de pesquisa e a fornecer um contexto mais detalhado para o estudo.”

Então, se não houver exigência da separação deles, você deve analisar, do ponto de vista estratégico, se é melhor fazer uma única seção ou duas.

Posso aproveitar a Introdução do projeto na minha dissertação?

Uma Introdução bem-feita será a base para a Revisão da Literatura ou o Marco teórico de sua dissertação ou tese. Como discutido no tópico anterior, há uma sobreposição grande entre os dois conceitos, pensando em um projeto de pesquisa.

A Revisão da Literatura da dissertação ou tese deve ser mais aprofundada que a Introdução do projeto de pesquisa e precisa estar atualizada, logo, você precisará fazer uma nova pesquisa bibliográfica. Ao longo do desenvolvimento do projeto, podem ter surgido tópicos ou conceitos novos, que precisarão ser incorporados à Revisão da literatura. Veja alguns passos que você deve seguir para fazer essa migração da Introdução para a Revisão da Literatura.

      1. Revise a Introdução e identifique os pontos chave, como o contexto do estudo, conceitos, justificativa e problema de pesquisa. Liste os pontos que não foram abordados no projeto e que precisarão ser incorporados na Revisão da Literatura.
      1. Aprofunde os temas da Introdução, fornecendo mais detalhes, referências e explicação. Você deve incluir informações adicionais sobre o contexto, ampliar a justificativa e refinar o problema de pesquisa. Descreva com mais detalhes os trabalhos de referência que embasaram o seu projeto.
      1. Revise a linguagem, que teve seguir a norma culta do idioma e as regras técnicas definidas pelas normas de ses curso.
      1. Após fazer as adaptações, verifique se texto manteve a estrutura lógica e coerente e se a leitura flui suavemente. Também verifique a coerência da seção com o restante do texto.

Exemplo de estrutura de Introdução

Imagine que você vai escrever um projeto sobre o impacto do treinamento de avaliadores na confiabilidade de avaliações práticas em ambiente simulado em estudantes de medicina. Podemos identificar os seguintes elementos principais:

      • avaliação;
      • treinamento de avaliadores;
      • confiabilidade;
      • simulação.

Alguns desses temas devem ser desdobrados, para apresentar todos os conceitos envolvidos. Avaliação, por exemplo, precisa ser dividida em:

      • conceito de avaliação;
      • tipos de avaliação;
      • características da avaliação (entre elas a confiabilidade, já citada);
      • avaliações em cenário de simulação;
      • impacto de características do avaliador na confiabilidade da avaliação;
      • impacto do treinamento do avaliador na avaliação.

Vejam que os tópicos estão organizados do mais geral (conceito de avaliação) para o mais específico (impacto do treinamento do avaliador na avaliação).

Analise a seguir a proposta de organização da introdução para este projeto.

      1. Perspectiva histórica: breve revisão histórica das formas tradicionais de avaliação em medicina, como provas escritas, avaliações clínicas orais e práticas, e seu papel na formação médica ao longo do tempo.
      1. Conceitos básicos: contextualização sobre a importância da avaliação na formação médica, conceito de avaliação, tipos de avaliação, características da avaliação e limitações das formas tradicionais de avaliação, incluindo vieses e subjetividade.
      1. Avaliação em simulação: conceito de simulação em educação médica, principais tipos de simulação e peculiaridades da avaliação em simulação.
      1. Desafios da avaliação em simulação: cenários autênticos, validade e confiabilidade das avaliações, restrições de recursos e tempo, complexidades da avaliação de habilidades não técnicas e influência do avaliador no resultado da avaliação.
      1. Importância do treinamento de avaliadores: relação entre treinamento de avaliadores e a confiabilidade e validade das avaliações em ambiente de simulação e métodos e estratégias de treinamento de avaliadores.
      1. Lacunas de conhecimento: lacunas existentes na literatura relacionadas ao treinamento de avaliadores e seu impacto sobre a confiabilidade de avaliação, hipótese de pesquisa, como o projeto pode contribuir para preencher as lacunas e o impacto das respostas na prática.

O tamanho da Introdução dependerá do número de tópicos abordados e da profundidade da apresentação. Um determinado tópico pode ter mais de um parágrafo. A elaboração da estrutura tem o objetivo de organizar suas ideias de forma lógica para facilitar a redação.

Lembre-se sempre que seu leitor não domina o tema de sua pesquisa, por isso, seja claro, conciso e apresente todos os conceitos necessários, mesmo que os considere muito básicos.