Elaborando os objetivos do projeto de pesquisa

Até aqui, avaliamos os três primeiros passos para a elaboração do projeto de pesquisa: revisão da literatura (que será mais detalhada em outro post), pergunta de pesquisa e hipótese de pesquisa. Pode-se dizer que essa primeira parte se refere a “o que” será abordado pelo projeto. Agora inicia-se uma nova fase! Vamos começar a conversar sobre “como” o projeto será feito. O primeiro passo desta fase é a elaboração dos objetivos.

O que é um objetivo?

O objetivo de um projeto de pesquisa é a declaração do que pesquisador pretende alcançar ao realizar o estudo. Ele orienta na definição do escopo, na coleta e análise de dados e na interpretação dos resultados, garantindo que o estudo seja focado e relevante. Além disso, ele ajuda a avaliar o sucesso da pesquisa e sua contribuição para o conhecimento da humanidade.

Deve-se estabelecer um objetivo geral e seus respectivos objetivos específicos. O objetivo geral indica o propósito global da pesquisa. Já os objetivos específicos dividem este propósito em etapas mensuráveis e alcançáveis, que devem ser cumpridas para que se atinja o objetivo geral. Projetos mais complexos podem ter mais de um objetivo geral, com seus respectivos objetivos específicos.

Como definir os objetivos do meu projeto de pesquisa?

Os objetivos são derivados de sua pergunta e de sua hipótese e devem conter os mesmos elementos delas. Pode-se disser que a pergunta define o que você pretende investigar ou entender. Já a hipótese estabelece as variáveis principais, a relação entre elas e a população-alvo. Por fim, os objetivos definem as etapas necessárias para testar a hipótese, respondendo assim a pergunta.

O acrônimo, em inglês, SMART auxilia bastante na definição e elaboração dos objetivos:

        • específico (specific) – o objetivo deve ser claro e conciso, descrevendo exatamente o que você pretende alcançar;
        • mensurável (measurable) – deve ser possível medir o seu progresso em direção ao objetivo, para determinar se ele foi cumprido;
        • alcançável (achievable) – o objetivo deve ser viável e realizável dentro dos recursos disponíveis, incluindo tempo, custos e capacidade da equipe de pesquisa;
        • relevante (relevant) – ele deve ser relevante para o seu campo de conhecimento e contribuir para a compreensão ou solução de um problema específico;
        • tempo de duração definido (time-bound) – deve haver um prazo definido para o objetivo ser alcançado.
 

Escolhendo os verbos

Os verbos são um elemento chave na redação dos objetivos. É importante estar atento aos verbos selecionados, de acordo com as seguintes características:

        • devem transmitir claramente as ações que serão realizadas (especificidade);
        • devem indicar tanto a ação que será realizada quanto o resultado esperado (ação e resultado);
        • é importante que respeitem a hierarquia entre objetivo geral e objetivos específicos. Os verbos utilizados nos objetivos gerais devem ser mais amplos, enquanto os verbos dos objetivos específicos são mais restritivos (hierarquia).

Veja algumas sugestões de verbos para elaboração de objetivos. A divisão entre gerais e específicos não é obrigatório, apenas uma orientação. Deve-se considerar também a forma de redação do objetivo.

Objetivos gerais
 
          • Analisar
          • Avaliar
          • Comparar
          • Compreender
          • Descrever
          • Demonstrar
          • Estabelecer
          • Examinar
          • Explorar
          • Verificar
Objetivos específicos
 
        • Classificar
        • Comparar
        • Correlacionar
        • Determinar
        • Identificar
        • Implantar
        • Interpretar
        • Medir
        • Testar
        • Validar

Elementos que compõem os objetivos

Antes de elaborar os objetivos, identifique os elementos que farão parte deles:

        • variável dependente (desfecho primário);
        • desfechos secundários (se houver);
        • variável independente principal (exposição);
        • outras variáveis independentes ou variáveis de confusão (características que podem interferir na variável dependente, conforme a literatura);
        • população-alvo e população alcançável (é a parte da população-alvo que você consegue recrutar);
        • etapas que precisam ser realizadas;
        • verbos que traduzam seus objetivos.

Esses elementos não serão todos contemplados em um único objetivo, mas todos deverão estar presentes no conjunto de objetivos gerais e específicos. Lembre-se que cada objetivo deve iniciar com um verbo no infinitivo e deve conter apenas um verbo. Se houver dois verbos, divida o seu objetivo em dois, ou busque um único verbo que represente a ação dos dois verbos originais.

Como redigir os objetivos do meu projeto de pesquisa?

Dicas para redação do objetivo geral:

        • seja claro e direto, descrevendo o propósito geral da pesquisa em uma única frase;
        • destaque como seu projeto de pesquisa contribuirá para o conhecimento do tema estudado;
        • evite termos vagos ou genéricos. Seja “objetivo” sobre o que você pretende alcançar.

Dicas para redação dos objetivos específicos:

        • cada etapa necessária para a execução do objetivo geral deve corresponder a um objetivo específico;
        • escolha verbos que indiquem que o objetivo pode ser medido ou observado;
        • certifique-se de que cada objetivo específico seja alcançável dentro dos recursos disponíveis;
        • lembre-se que cada objetivo específico deverá ser contemplado da descrição da metodologia do projeto de pesquisa;
        • estabeleça prazos para alcançar cada objetivo específico.

Caso seu projeto de pesquisa avalie uma relação específica entre exposição (variável independente) e desfecho (variável dependente), use um objetivo específico para essa relação e inclua as outras variáveis independentes ou de confusão em outro objetivo.

Analisando um exemplo

Objetivo Geral: avaliar (verbo) o impacto da intervenção educacional (variável independente) na saúde mental (variável dependente) de adolescentes (população-alvo).

Observe que o verbo é menos específico e que o objetivo não informa como o impacto será avaliado. Estão presentes a variável independente e a dependente e a população-alvo. Importante destacar que o objetivo deve ter uma redação neutra, como na pergunta de pesquisa. Ele não deve transmite a expectativa do pesquisador, como a hipótese.

Objetivos Específicos:

      • Implementar (verbo) programa educacional (variável independente) de 4 semanas em escolas secundárias da rede municipal da regional Norte de Belo Horizonte (população alcançável).
      • Medir (verbo) as mudanças nos níveis de ansiedade (variável depedente) antes e após a intervenção (variável independente).
      • Analisar (verbo) o feedback dos alunos (população alcançável) sobre a eficácia e relevância (desfechos secundários) do programa (variável independente).

Neste caso o pesquisador estabeleceu três etapas para a atingir seu objetivo geral. A primeira é a implantação de um programa de intervenção com duração de 4 semanas. O programa deverá ser detalhado na seção Materiais e Métodos. O objetivo especifica a população alcançável, que faz parte da população-alvo, mas não representa a sua totalidade. Observe que a variável dependente não está presente neste objetivo.

No segundo objetivo específico estão presentes as variáveis independente e dependente. Veja que o pesquisador foi mais específico em relação à variável dependente (será avaliada apenas a ansiedade). A forma de medi-la deverá constar da seção Materiais e métodos.

No terceiro objetivo específico, ele estabelece dois desfechos secundários, a eficácia e relevância da intervenção, que será medida pelo feedback dos alunos. Como será feito o feedback também deverá ser descrito na seção Materiais e métodos.

O pesquisador poderia ter incluído um quarto objetivo específico, como “avaliar se o perfil sociodemográfico (idade, sexo, estrutura familiar, escolaridade dos pais, etc) interfere na ansiedade”. Neste objetivo ele contemplaria outras variáveis independentes ou de confusão.

Observe que não há um objetivo relacionado à descrição do perfil da população que será estudada, pois trata-se de um objetivo implícito. Você sempre deve descrever as características da população estudada, logo não deve incluir um objetivo específico para isto.

Veja mais alguns exemplos.


Exemplos na área de educação

“Qual é o impacto do uso de tecnologia interativa no desempenho acadêmico dos alunos de medicina?”

Objetivo Geral: analisar o impacto do uso de tecnologia interativa no desempenho acadêmico dos alunos de medicina.

Objetivos Específicos:

            1. Avaliar o desempenho acadêmico dos alunos de medicina que utilizam tecnologia interativa em comparação com aqueles que não utilizam.
            2. Investigar a retenção de conhecimento dos alunos de medicina que utilizam tecnologia interativa como ferramenta de aprendizagem.
            3. Analisar as habilidades clínicas dos alunos de medicina que fazem uso da tecnologia interativa como ferramenta de aprendizagem.

 “Qual é o efeito da implementação de programas de tutoria entre pares no desempenho acadêmico de alunos de graduação em cursos de ciências sociais?”

Objetivo Geral: avaliar o efeito da implementação de programas de tutoria entre pares no desempenho acadêmico de alunos de graduação em cursos de ciências sociais.

Objetivos Específicos:

            1. Comparar as notas dos alunos participantes de programas de tutoria entre pares com aqueles que não participam.
            2. Investigar as taxas de retenção dos alunos que participam de programas de tutoria entre pares.
            3. Avaliar a satisfação dos alunos com o curso em relação à participação em programas de tutoria entre pares.

 

Exemplos na área de saúde

“Qual é a eficácia da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da depressão em pacientes adultos em comparação com a farmacoterapia?”

Objetivo Geral: comparar a eficácia da terapia cognitivo-comportamental com a farmacoterapia no tratamento da depressão em pacientes adultos.

Objetivos Específicos:

            1. Avaliar a intensidade dos sintomas depressivos em pacientes adultos submetidos à terapia cognitivo-comportamental.
            2. Analisar a qualidade de vida de pacientes adultos tratados com terapia cognitivo-comportamental.
            3. Investigar a incidência de efeitos colaterais associados à terapia cognitivo-comportamental em comparação com a farmacoterapia.

“Como a implementação de protocolos de higienização das mãos influencia a incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades de terapia intensiva?”

Objetivo Geral: avaliar o impacto da implementação de protocolos de higienização das mãos na incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades de terapia intensiva.

Objetivos Específicos:

            1. Medir a taxa de infecções hospitalares após a implementação dos protocolos de higienização das mãos.
            2. Analisar o tempo de internação dos pacientes após a implementação dos protocolos de higienização das mãos.
            3. Avaliar o de antimicrobianos após a implementação dos protocolos de higienização das mãos.

A definição dos objetivos é essencial para que você possa avançar na elaboração do seu projeto de pesquisa, mas eles não são imutáveis. Os objetivos têm uma relação muito próxima com os métodos a serem utilizados no projeto. Quando você estiver trabalhando nessa seção, pode ser que identifique a necessidade de fazer ajustes nos objetivos, pois você identificou alguma limitação de execução do projeto que tornará um determinado objetivo inviável.