Por onde eu começo meu projeto de pesquisa? Esta é uma pergunta muito frequente. Quero trabalhar com pesquisa, mas não sei o que fazer! Primeiro, vamos ver qual é o objetivo de uma pesquisa. Pode-se dizer que o objetivo principal da ciência, ou de uma pesquisa, é produzir novos conhecimentos ou consolidar o conhecimento sobre situações novas ou ainda não totalmente esclarecidas. Formalmente, diz-se que o projeto de pesquisa nasce de uma pergunta, de uma lacuna de conhecimento a ser preenchida. Mas, com o volume de informações que são geradas disponibilizadas todos os dias, ainda existem dúvidas a serem esclarecidas? Como eu posso descobrir o que ainda precisa ser pesquisado, ou respondido?
Você deve estar prevendo que a coisa não é tão simples assim. Não basta simplesmente fazer uma pergunta. Ela precisa ser pertinente, ou seja, sua resposta deve contribuir para o conhecimento da humanidade. Pois é… para você fazer uma pergunta pertinente é preciso que você conheça bem o tema de seu projeto de pesquisa. Por mais paradoxal que possa parecer, você só conseguirá identificar o que não se sabe sobre ele se souber tudo que já se sabe. Então, a solução é estudar seu tema de maneira detalhada, começando por uma ampla revisão da literatura.
Esta fase inicial pode ser chamada de preparatória. Ela será a base para o desenvolvimento do seu projeto de pesquisa. Além que permitir identificar e refinar sua pergunta, é importante que você observe os tipos (desenhos) de estudos, fatores que interferem com o resultado, exames ou instrumentos (questionários) utilizados, tipos de análises de dados e problemas encontrados.
Além de auxiliar na elaboração da pergunta de pesquisa, essas informações vão embasar seus novos passos, como desenho do estudo, procedimentos utilizados, variáveis a serem avaliadas, análise de dados e discussão dos resultados.
Na revisão da literatura, você deve buscar artigos em bases de dados internacionais e nacionais, como o PubMed/Medline (www.pubmed.gov) e a Biblioteca Virtual de Saúde (https://bvsalud.org/). Essas bases são específicas para ciências da saúde, mas existem bases diferentes para diferentes áreas do conhecimento, como a ERIC (https://eric.ed.gov/), uma base americana sobre educação. Por ora, vamos voltar a pergunta de pesquisa.
Agora que você já estudou o seu tema, deve estar pronto para elaborar uma boa pergunta. Aqui estão cinco dicas para elaborar sua pergunta:
Agora vamos ver alguns exemplos.
“Qual é o impacto do uso de tecnologia interativa no desempenho acadêmico dos alunos de medicina?”
“A implementação de programas de tutoria entre pares altera o desempenho acadêmico de alunos de graduação em cursos de ciências sociais?”
“Quais os benefícios e desafios percebidos pelos professores ao integrar a aprendizagem baseada em projetos no currículo do ensino médio?”
“O que interfere na adesão ao tratamento em pacientes com doenças crônicas, como diabetes tipo 2, acompanhados em unidades básicas de saúde?”
“Qual é a eficácia da terapia cognitivo-comportamental no tratamento da depressão em pacientes adultos em comparação com a farmacoterapia?”
“Como a implementação de protocolos de higienização das mãos influencia a incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades de terapia intensiva?”
Agora, mãos à obra. Você precisa estudar seu tema, elaborar e refinar sua pergunta de pesquisa. A partir dela, você vai escrever sua hipótese e os objetivos.