Médico | Professor | Mentor | Conselheiro
A capacidade do ser humano em aprender e a criação de novos conhecimentos são áreas que sempre me fascinaram e que levaram a pesquisa. Durante o curso de Medicina, comecei a trabalhar com pesquisa epidemiológica e clínica relacionadas a doenças infecciosas, principalmente HIV/aids. Após formado, optei por realizar o Mestrado em Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia, para desenvolver minhas habilidades de pesquisa, como desenho de estudos e análise de dados. Ao longo da minha carreira, estive envolvido em pesquisa clínica e ensaios clínicos por mais de 20 anos, Na Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz) e na indústria farmacêutica. Desde 2016, com a fundação do Mestrado em Ensino em Saúde, minha carreira de pesquisador está mais focada em educação.
Muitas pessoas que iniciam suas carreiras como pesquisadores, seja em cursos de graduação ou pós-graduação têm muitas dificuldades, principalmente no planejamento dos projetos, incluindo a parte de coleta de dados e plano de análise dos dados propriamente dita.
A Consultoria em Pesquisa é uma forma de apoiar as pessoas iniciantes ou com dificuldades no desenvolvimento de projetos e/ou análise de dados, como forma de dividir minha experiência nessa área.
Qual o momento ideal para buscar uma consultoria em pesquisa?
Muitas pessoas buscam uma consultoria após a coleta de dados, com o banco de dados já formado, para a realização da análise.
Este não é o momento ideal. O melhor é contratar a consultoria quando você está desenvolvendo a seção de Materiais e Métodos do projeto. Mesmo que você não precise de consultoria para definição do desenho do estudo, cálculo amostral e randomização, é muito importante que o consultor participe da discussão sobre o plano de análise de dados. A hipótese de pesquisa define os testes a serem utilizados, que influenciam diretamente na coleta e no tratamento dos dados. Um erro de coleta pode implicar no descarte de uma ou mais variáveis, numa nova coleta, ou, eventualmente, inviabilizar totalmente a análise.